sábado, 22 de junho de 2013

Cinco dicas para fazer um arroz soltinho



Não podemos dizer que o mais simples é o mais fácil de se fazer. Um exemplo é o arroz soltinho. Cada pessoa tem o seu ritual, sua técnica ou jeito diferente de fazer o arroz. Na verdade, existe - sim - um processo prático para deixá-lo com cara de arroz de novela. Deixo cinco truques infalíveis para deixá-lo bem gostoso.Experimentem e comprovem.
1.Escolha a marca e tipo certo de arroz
Existe uma grande variedade de arroz branco, porém cada marca tem uma diferença na quantidade de amido e no tamanho dos grãos. Escolha os de grãos longos, como o arroz parboilizado que além de longo é polido.Quando sofre esse processo, o arroz tende a ficar menos papa do que o tradicional. Vale a pena testar.
2.Adicione gordura
Vocês precisam acreditar que existem receitas que devem conter gordura para um melhor resultado. O arroz soltinho pede gordura na hora de refogar. Adicione uma colher de sopa de manteiga ou azeite no final do cozimento, quando estiver quase secando a água, ficará mais brilhante e saboroso também.
3. Tampe a panela no início e retire a tampa no final do cozimento
Isso é um detalhe que fará muita diferença também, quando tampamos a panela do arroz é apenas para acelerar o processo de cozimento. Assim que começar a secar a água, destampe a penela e abaixe bem o fogo.Desta forma, ele ficará com os grãos cozidos e inteiros.
4. Colocar água quente para cozinhar o arroz
Outro deltalhe bem importante é colocar sempre a água quente para cozinhá-lo. Quanto mais tempo o arroz ficar na água, mais úmido ele fica e vai amolecer demais, soltando mais amido.
5. Mexa o arroz antes de secar por completo
Este truque é fundamental para deixá-lo soltinho. Quando o arroz estiver quase seco, dê uma mexida com um garfo de um lado para o outro da panela, fazendo isso o arroz vai se soltar. Desligue o fogo, adicione uma colher de sopa de manteiga ou azeite e deixe terminar de secar sozinho, com o fogo desligado. Vai se surpreender com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário